Financiando projetos comunitários de alto impacto social

Preencha seus dados e baixe o relatório de atividades do FunTETO em 2020!

O poder do coletivo


Sair da zona de conforto nunca é fácil. Ainda mais quando sabemos que, se der errado, o impacto será sentido por populações que já têm direitos básicos negados diariamente. E esse foi o maior desafio da TETO Brasil em 2020: se reinventar para aumentar seu impacto social junto a comunidades precárias durante e após a maior crise sanitária da nossa época.


Depois de realizar um diagnóstico participativo junto às comunidades, definimos que seria necessário priorizar demandas mais emergenciais no contexto da COVID-19 - como o acesso à água e saneamento, para que fosse possível seguir as recomendações de prevenção.


A decisão foi extremamente desafiadora. Afinal, precisávamos – em um momento de muita incerteza – levantar recursos para uma finalidade não tão conhecida entre o público de doadores/as da TETO. Tudo isso em paralelo com os pilotos e testes de métodos construtivos realizados pelos times de território.


Foi então que o FunTETO renasceu. Esse fundo, antes financiado pelo próprio caixa da organização e destinado exclusivamente a projetos comunitários, ganhou o foco de nossas comunicações e passou a receber doações diretas de pessoas e empresas. 


Diferentemente do financiamento direto de moradias emergenciais e de doações (corporativas ou não) que têm o voluntariado como contrapartida, as contribuições feitas ao fundo dão mais liberdade de atuação à TETO, aumentando nosso impacto social e tempo de resposta mediante emergências. No final, isso significa mais apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.


Foi trabalhoso, não podemos negar, mas este novo produto social mostrou resultados já em seu primeiro ano de implementação. Nada do que construímos - dezenas de projetos de alto impacto em poucos meses! - seria possível sem tantas pessoas mobilizadas por uma só causa


Por isso, é com muito orgulho (e a muitíssimas mãos!), que lançamos o primeiro relatório do FunTETO.


Desejamos a todos e todas uma boa leitura!


Ana Siqueira

Gerente Nacional de Parcerias e Relacionamento

TETO Brasil

Projetos divididos em três pilares:

QUERO DOAR PARA O FUNTETO